quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Assuntos musicais

Hoje falamos sobre vários assuntos relacionados à música. Tudo começou quando houve um comentário sobre o curso de feng shui que acontece na faculdade.


Um dos assuntos abordados foi sobre a música como objeto de estudos nas áreas da astrologia, música como referência na arquitetura, música presente nas outras artes...

Um livro citado é do prof. Roger Cotte, "Música e Simbolismo: Ressonâncias Cósmicas dos Instrumentos e das Obras" - que estuda as relações da música ocidental com os mais diferentes símbolos. Além disso, o livro também examina o simbolismo dos instrumentos musicais, a partir dos seus timbres ou utilizações.

O assunto logo depois foi direcionado às influências que TODA música possui. Influências culturais que são presentes na música popular brasileira, por exemplo. Falamos sobre a influência da cultura européia, indígena e principalmente da influência dos escravos, gerando músicas com 'temperos' muito particulares. São músicas de sonoridade européia com sabor e gingado da cultura afro.

Outro exemplo é a música popular brasileira, em especial a canção. Sofremos influência muito grande da música européia do início do século XIX, quando D. João VI e sua comitiva para cá vieram. O ano de 1808 foi um marco no desenvolvimento cultural no Brasil, com a vinda de artistas, em especial excelentes músicos, que proporcionaram um enriquecimento sonoro para a prática musical da época. Entre polcas, valsas e maxixes, encontramos a modinha, gênero musical cantado que, segundo alguns estudiosos, é considerada como um dos marcos iniciais da música popular brasileira. Um desses pesquisadores é José Ramos Tinhorão, que escreveu sobre o assunto em vários de seus estudos e livros.

Falamos da fusão que existiu entre a música dos salões e a música das ruas, principalmente no Rio de Janeiro do século XIX. Um exemplo é o gênero musical lundu, originalmente uma dança dos escravos, que recebeu tratamento europeizado e foi parar nos salões da alta sociedade carioca do final do século XIX. Não esquecer que Domingos Caldas Barbosa (compositor e cantor de modinhas da época) foi para Portugal e levou esse gênero musical, que recebeu um tratamento erudito que virou também uma canção de concertos e recitais.

A Quadrilha da festa junina foi lembrada, pois ela é de origem francesa e muito festejada até os dias atuais.


Pra terminar - e talvez seja o tema de nossa próxima conversa às 18h da quarta-feira - foram citados alguns compositores de Ópera:


- Gioachino Rossini (1792-1868)

- Giacomo Puccini (1858-1924)

- Giuseppe Verdi (1813-1901), que compôs entre muitas óperas La traviatta, Rigoletto e Nabuco, que tem uma famosa canção: Va pensiero



"... Nabucco, uma das primeiras óperas de Verdi, (3ª) estreou em 1842 no La Scala de Milão. A história fala sobre judeus escravizados na Babilónia e era particularmente significativo para o povo italiano. Naquela época, a Itália não era a nação soberana que é hoje, era dividida em cidades-estados que eram controladas por forças estrangeiras. Os austríacos controlavam o norte da Itália, os Bourbons governavam em Nápoles e o Papa detinha o poder em Roma e nos Estados Papais. O sentimento patriótico era grande e o movimento Risorgimento adotou Verdi como defensor (risorgimento significa, literalmente, ressurgimento, renascimento). No famoso coro "Va, pensiero", os escravos hebreus refletem com pesar sobre sua amada terra natal; era a expressão perfeita de nacionalismo e ainda é tocado em ocasiões nacionais até hoje..." (Retirado do site da Metropolitan Opera Information Center)














  • Coro do Metropolitan Opera House de Nova Iorque (2002)

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