quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Enquanto isso, lá na Vila Maria Zélia...


O nosso baixo Celso realizou uma pesquisa sobre a Vila Maria Zélia e trouxe alguns links que mostram trechos de filmes que foram rodados nesta histórica vila de São Paulo:

- 1966 - filme "O Corinthiano", com Mazzaroppi.


- 1990 - novela "Meu bem, meu mal"




- 2010 - "Menina Fantástica" - fotos do casarão na Vila Maria Zélia


- outros sites consultados:




Vale à pena conferir.

Um pouco de Ópera


Iniciamos hoje falando um pouco sobre a história da Ópera.

É claro que para meia hora de bate-papo, conseguimos somente dar uma breve idéia de como surgiu este gênero musical tão apreciado.


Tudo começou com a influência dos artistas mambembes da Itália do séc. XVI, em especial com a Comédia dell'Arte (veja em http://pt.wikipedia.org/wiki/Commedia_dell ).


Um dos nomes significativos dos primórdios da Ópera, foi Claudio Monteverdi (http://pt.wikipedia.org/wiki/Claudio_Monteverdi), autor de "Orfeu".


No Brasil, temos algumas suposições sobre essa paixão pela ópera, principalmente a Ópera do século XIX.


Uma das hipóteses é que quando em 1808 D. João VI trouxe toda uma comitiva para o Brasil, muitos artistas também vieram para cá. E a nobreza aqui presente apreciava boa música - e a ópera veio nesse movimento. Companhias de ópera vieram para o Brasil, patrocinadas por uma burguesia que era emergente na época.


No livro '1808', Laurentino Gomes retrata as razões da vinda da família real para o Brasil, assim como o que esse movimento causou para uma sociedade que até então era somente colônia de Portugal.

Veja o link para saber mais sobre esse livro: http://veja.abril.com.br/livros_mais_vendidos/trechos/1808.shtml


Outra hipótese é que, quando os imigrantes italianos conseguiram se estabelecer no período da Imigração (final do século XIX e início do século XX), foi possível através dos imigrantes com mais posses trazer companhias de Ópera para o Brasil. Além disso, a tradição e o gosto pelo canto napolitano sempre estiveram presentes nas casas de famílias tradicionais italianas.


Para algumas referências adicionais sobre Ópera, consulte:





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quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Assuntos musicais

Hoje falamos sobre vários assuntos relacionados à música. Tudo começou quando houve um comentário sobre o curso de feng shui que acontece na faculdade.


Um dos assuntos abordados foi sobre a música como objeto de estudos nas áreas da astrologia, música como referência na arquitetura, música presente nas outras artes...

Um livro citado é do prof. Roger Cotte, "Música e Simbolismo: Ressonâncias Cósmicas dos Instrumentos e das Obras" - que estuda as relações da música ocidental com os mais diferentes símbolos. Além disso, o livro também examina o simbolismo dos instrumentos musicais, a partir dos seus timbres ou utilizações.

O assunto logo depois foi direcionado às influências que TODA música possui. Influências culturais que são presentes na música popular brasileira, por exemplo. Falamos sobre a influência da cultura européia, indígena e principalmente da influência dos escravos, gerando músicas com 'temperos' muito particulares. São músicas de sonoridade européia com sabor e gingado da cultura afro.

Outro exemplo é a música popular brasileira, em especial a canção. Sofremos influência muito grande da música européia do início do século XIX, quando D. João VI e sua comitiva para cá vieram. O ano de 1808 foi um marco no desenvolvimento cultural no Brasil, com a vinda de artistas, em especial excelentes músicos, que proporcionaram um enriquecimento sonoro para a prática musical da época. Entre polcas, valsas e maxixes, encontramos a modinha, gênero musical cantado que, segundo alguns estudiosos, é considerada como um dos marcos iniciais da música popular brasileira. Um desses pesquisadores é José Ramos Tinhorão, que escreveu sobre o assunto em vários de seus estudos e livros.

Falamos da fusão que existiu entre a música dos salões e a música das ruas, principalmente no Rio de Janeiro do século XIX. Um exemplo é o gênero musical lundu, originalmente uma dança dos escravos, que recebeu tratamento europeizado e foi parar nos salões da alta sociedade carioca do final do século XIX. Não esquecer que Domingos Caldas Barbosa (compositor e cantor de modinhas da época) foi para Portugal e levou esse gênero musical, que recebeu um tratamento erudito que virou também uma canção de concertos e recitais.

A Quadrilha da festa junina foi lembrada, pois ela é de origem francesa e muito festejada até os dias atuais.


Pra terminar - e talvez seja o tema de nossa próxima conversa às 18h da quarta-feira - foram citados alguns compositores de Ópera:


- Gioachino Rossini (1792-1868)

- Giacomo Puccini (1858-1924)

- Giuseppe Verdi (1813-1901), que compôs entre muitas óperas La traviatta, Rigoletto e Nabuco, que tem uma famosa canção: Va pensiero



"... Nabucco, uma das primeiras óperas de Verdi, (3ª) estreou em 1842 no La Scala de Milão. A história fala sobre judeus escravizados na Babilónia e era particularmente significativo para o povo italiano. Naquela época, a Itália não era a nação soberana que é hoje, era dividida em cidades-estados que eram controladas por forças estrangeiras. Os austríacos controlavam o norte da Itália, os Bourbons governavam em Nápoles e o Papa detinha o poder em Roma e nos Estados Papais. O sentimento patriótico era grande e o movimento Risorgimento adotou Verdi como defensor (risorgimento significa, literalmente, ressurgimento, renascimento). No famoso coro "Va, pensiero", os escravos hebreus refletem com pesar sobre sua amada terra natal; era a expressão perfeita de nacionalismo e ainda é tocado em ocasiões nacionais até hoje..." (Retirado do site da Metropolitan Opera Information Center)














  • Coro do Metropolitan Opera House de Nova Iorque (2002)

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Você gosta de cantar?

Estão abertas as inscrições para
o Coral Vozes da Cantareira
Ensaios às quartas-feiras das 18h30 às 20h30.
Atividade gratuita
Faculdade Cantareira - Rua Marcos Arruda, 729 - Belém - São Paulo SP.
Fone: 2790-5900.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Novas possibilidades do grupo




Pois é...
Mais uma vez iniciamos as atividades do Coral Vozes da Cantareira.
A maioria do grupo retornou com a corda toda, e a nossa grande amiga-preparadora vocal Lilah, como sempre realizou um belíssimo trabalho vocal conosco. Retorno do Carlos, mais uma voz masculina - Oba!
Hoje experimentamos cantar misturados, inicialmente dispostos em duplas e trios na roda. Depois, misturados mesmo... isso estimula o grupo a se escutar melhor, e faz com que TODOS saibam efetivamente cada um a sua voz...
O Carinhoso, do Pixinguinha já está saindo, ainda tímido e sem uma 'experiência significativa'... mas chegaremos lá em breve.


Além disso, vamos dar início a uma fase de informação musical. Referências musicais sempre são benvindas e se pudermos ampliar nosso conhecimento geral sobre música, estética, história e filosofia, no mínimo seremos pessoas melhor informadas, não é mesmo? Então, segue o endereço do blog que ainda está iniciando, mas com toda boa vontade do mundo e de todo mundo, será uma possibilidade de ampliar horizontes musicais.


Sentimos falta de nossos amigos que ainda não retornaram, mas esperamos que voltem rapidinho... rs


O nosso programa deste ano de 2011 versará sobre o tema "Água", com uma montagem mais elaborada. Paralelamente, relembraremos nosso repertório antigo e gostoso de cantar... Nosso público merece algo assim, não é mesmo? rsrsrsrs


Por fim, e não menos importante, abrimos vagas para novos cantores... VAMOS AMPLIAR O ELENCO... E FAZER UMA BELA TEMPORADA EM 2011 !!!!


Conto com todos: os cantores, futuros cantores e os amigos.


Para o próximo ensaio: Flor Amorosa.