sexta-feira, 29 de abril de 2011

INFORMAÇÕES PARA O TEMA: ÁGUA

28/4/2011 
- Sem água, vamos morrer!
Mais de 60% da população mundial estão ameaçados pela falta d’água e 1,800 bilhão ainda não têm acesso ao saneamento básico.
Será que poderemos sobreviver a isso?

- A água participa de todos os processos do corpo, lubrifica as juntas e é a chave do sistema de arrefecimento que mantém a máquina humana na exata temperatura de funcionamento.
O corpo humano se compõe de aproximadamente 60% de água e uma pessoa bebe cerca de 20.000 galões de água em uma existência média.

- ARTIGO DE LUXO
A crise desencadeada pela escassez de água estava prevista para 2025, mas tudo indica que já estamos à beira de uma guerra hídrica.

- A escassez de água e a gestão dos recursos hídricos revelam um cenário de toda atenção na turbulenta relação entre o ser humano e a natureza.

- De acordo com o relatório divulgado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), o número de pessoas que sofrem com a falta de água já chega a 1,200 bilhão em todo o mundo e outros 500 milhões de habitantes começam a sentir os efeitos do problema.

- a OMS ( Organização Mundial de Saúde) estima como necessária a média de 120 litros de água por dia para que possamos manter nossa hidratação e higiene e assim diminuir os riscos de doença associadas a esse fator.
Na África, a média de consumo de água por pessoa é de 10 a 15 litros por dia, enquanto que em Nova York, um cidadão chega a consumir 2 mil litros de água doce tratada e potável.

- Segundo dados do relatório da FAO, 69% da água consumida no mundo são destinados à agricultura, 21 % ao setor industrial e 10% ao abastecimento doméstico.

- O relatório divulgado pela ONU no início de 2008 diz que o acesso à água será a principal causa de conflitos armados nos próximos 25 anos, especialmente nas regiões mais carentes, como o continente africano.

- O Brasil é um dos países com maior reserva hídrica, representando  cerca de 12% da água doce  em todo o mundo. Porém, tais recursos não estão bem distribuídos no território, visto que a Região Norte possui 64% desse total, com apenas 7% da população brasileira, enquanto que as regiões mais habitadas, como a Sudeste ( 43% da população) e a Nordeste ( 29% da população), contam apenas com 6% e 3% da água disponível, respectivamente.
- Segundo o Instituto Akatu, uma torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo, em média, pode desperdiçar 46 litros de água em um dia.


DICAS PARA PRATICAR O CONSUMO RACIONAL DA ÁGUA

- Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba.
- Evite banhos muito demorados e desligue o chuveiro enquanto estiver se ensaboando.
- Se possível, instale em sua casa torneira que utilizam sensores automáticos ou utilizem o sistema de controle por temo, regulando-as de acordo com sua necessidade.
- Não faça do vaso sanitário uma lixeira, depositando pontas de cigarro e outras substâncias. Evite também despejar restos de alimentos e óleo de fritura na pia. Estes podem causar entupimentos e dificultar o tratamento de esgoto.
- verifique periodicamente se há algum vazamento nas torneiras. Faça regularmente a manutenção da(s) válvula(s) sanitária(s) de sua residência.
- utilize a carga máxima no lava-louças e na máquina de lavar. Evite lavar louça e roupas aos poucos.
- quando for lavar carros, calçadas e afins, dê preferência a baldes em vez das mangueiras.
- Nunca jogue lixo em córregos, lagos, rios e no mar.
- Adote e estimule práticas de reuso da água.
- Exija ações mais concretas da iniciativa priva e do poder público.
- Na hora de consumir, prefira as empresas que apresentam soluções ambientais mais conscientes e racionais.
- Manter uma torneira fechado enquanto se ensaboa a louça produz uma economia de 70 litros de água.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Boca Livre - Correnteza

As águas vão rolar

Este ano vamos trabalhar um repertório sobre água... e com novidades.

A justificativa do tema é bem simples: Água é vida.
Sem água, não teríamos vida da forma que conhecemos.

E as perguntas ficam:
Já parou e pensou no que aconteceria se você não tivesse mais acesso à água?
Qual é a sua relação com a água no cotidiano?
Você consegue enxergar onde as águas atuam e você não vê?



Além dessas, haveriam muitas outras perguntas a serem feitas sobre algo tão importante e presente em nossas vidas... Mas com o vídeo e as perguntas... já dá pra se refletir muito.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Arquitentando e compondo

Nosso blog coletivo está crescendo em assuntos e participantes.

Isso é ótimo!


E que em breve tenhamos mais pessoas inspiradas a nos auxiliar na nossa construção como grupo arquitentando nossas informações, ensaios e apresentações aqui no blog, além da cantoria =)




Figura daqui.


Por este motivo, foram realizadas algumas modificações para adequar o blog às nossas necessidades.


Nossa composição é a seguinte, no momento:




O blog "em si" está na aba-página chamada "Ensaios", e é nossa página principal.


Como blog podemos definir as nossas publicações datadas automaticamente pelo blogger. O que foi há algum tempo, estará nas postagens mais antigas e "mais abaixo" e, o mais recente estará no topo. Será interessante construir essa "memória" do grupo, além das apresentações, também teremos o que foi assuntado no ensaio.



A aba-página "Quem somos nós?" tem uma apresentação geral do coro, texto elaborado pelo Maestro R. Anzai.



Em "Onde já cantamos?", que ainda está em construção, pretendemos fazer um histórico das nossas apresentações, onde cantamos e quando cantamos.... quem sabe até mesmo com o repertório de cada apresentação... Não sabemos ainda.



A maior modificação pretendida, e, feita para facilitar a publicação dos nossos assuntos musicais é trazê-los da aba-página "Assuntos musicais" para o "corpo do blog".


Ao trazer os textos publicados em "Assuntos musicais" foi adicionada a categoria-marcador "assuntos musicais" e o link direto para acessar o que for publicado com esse marcador está logo no começo da página, encaminhando para tudo que já foi assuntado como aquecimento para os ensaios do coro. Assim, ficam mais fáceis as publicações do Maestro (que não precisa colocar mais data no que é publicado) e demais participantes, e mais prático de ser acessado por quem se interessar "apenas" por essa categoria.


Ou, seja, as publicações dos assuntos musicais ficarão no blog-ensaio, com um link para a categoria/marcadores "assuntos musicais" que aparece ao fim de cada postagem.



E, porque gostamos de festa, temos a nossa mais nova aba-página com os "Coralistas aniversariantes"...


Lembrando que o próprio grupo coral fez aniversário este mês - se não me engano, ficarei melhor informada no próximo ensaio, porque sou uma coralista-faltante-justificada, mas sempre presente de coração e virtualmente ligada. ;)



Que as mudanças facilitem nossas atuações!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Percussão

O bate-papo iniciou com o som de uma matraca. A mesma utilizada na época da revolução de 1932, quando o povo paulista fazia soar o artefato para afugentar as forças aliadas.





Esse assunto inspirou o grupo a falar sobre os instrumentos de percussão: os utilizados na música popular e os sinfônicos.


Instrumento de percussão é um instrumento musical cujo som é obtido através da percussão (impacto), raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas. Das formas de classificação de instrumentos musicais, esta é a menos precisa e a que possui a maior variedade de instrumentos, a maior parte dos quais possuem altura indeterminada (ou seja, não podem ser precisamente afinados). Esses são utilizados primordialmente com função rítmica, como é o caso da maior parte dos tambores, o triângulo e os pratos. Os instrumentos de percussão de altura definida, como os xilofones podem ser utilizados com função melódica e harmônica.





Embora haja uma variedade de instrumentos produzidos especificamente com essa finalidade, qualquer batuque feito com objetos comuns pode ser considerado como percussão. É possível assim fazer a percussão em uma música utilizando tampas de panela, potes de alimento, mesas, cadeiras, caixas, talheres, pratos, copos e mesmo objetos mais complexos como máquinas de escrever.


História


Os instrumentos de percussão são os mais antigos que existem. Em muitos sítios arqueológicos foram encontradas representações de pessoas dançando em torno de um tambor. Muitos objetos musicais também foram encontrados como toras de árvore fossilizadas, possivelmente usadas como tambores primitivos, e diversas versões de litofones, rochas de diversos tamanhos que eram dispostas sobre um tronco ou buraco no chão, usadas para produzir música melódica por percussão.




Pela forma de produção de som característica da maior parte desses instrumentos, o som possui um ataque de curta duração. O som vai quase que imediatamente do silêncio à sua intensidade máxima e sofre um decaimento também muito curto. A maior parte dos instrumentos de percussão possuem som de curta sustentação e param de vibrar muito rapidamente após o estímulo inicial cessar, mas essa não é sua característica fundamental, uma vez que existem instrumentos de percussão que emitem sons de longa duração, como os gongos e sinos.


Classificação


Embora coletivamente chamados de instrumentos de percussão, essa categoria pode ser subdividida por diversos critérios. As formas mais comuns de classificação dividem os instrumentos de percussão por definição do som (se podem produzir notas afinadas ou não), por método de execução (percussão, agitação ou raspagem) ou por elemento produtor de som (idiofones, membranofones e cordas percutidas). Uma vez que nenhuma dessas formas é completa, em geral elas são combinadas. Assim podemos dizer que um xilofone é um idiofone percutido de altura definida e que um Taiko é um membranofone percutido de altura indefinida.



Os instrumentos de percussão podem ser classificados de acordo com a possibilidade de produzirem sons de altura determinada ou indeterminada.




Altura indeterminada


Grande parte dos instrumentos de percussão são caracterizados pela ausência de escala, ou seja, produzem apenas um único som ou uma gama de sons muito reduzida. São utilizados precisamente pelo timbre e características sonoras que apresentam e geralmente possuem função puramente rítmica. Esses instrumentos produzem notas cuja altura não pode ser perfeitamente determinada, seja porque seus sons têm duração muito curta, seja por possuírem uma grande quantidade de parciais não harmônicos, ou ainda porque produzem variações aleatórias de altura ao longo de sua duração. Isso faz com que acompanhem bem, sem interferir na harmonia (sem que seus sons sejam percebidos como desafinados), canções compostas em qualquer tonalidade. São talvez a forma de instrumentos musicais mais antiga, dado que qualquer objeto consegue produzir sons simples: quer a bater, raspar, etc.




Entre eles podemos citar o agogô, afoxé, castanhola, chimbal, triângulo, blocos sonoros e muitos tipos de tambor.




Altura determinada


Instrumentos de percussão cuja vibração produz sons que obedecem à série harmônica (música) e permitem a perfeita afinação de suas notas. Muitos possuem diversos componentes, cada um afinado em uma altura diferente, como os carrilhões, xilofones ou timbales. Outros permitem a variação de afinação durante a execução como o tímpano ou, ainda que de forma limitada, alguns tipos de tom-tom e o berimbau. Estes instrumentos podem exercer papel melódico ou harmônico em uma canção. tecnicamente, qualquer instrumento de cordas pode ser executado por percussão e nesse caso estaria enquadrado nessa categoria (como o piano ou um violão com cordas percutidas).



Directamente percutidos


Instrumentos executados por impacto com o elemento produtor de som, quer seja uma pele, corda ou o próprio corpo do instrumento. Este é o meio mais comum de execução. A percussão pode ser executada com baquetas (como na bateria, gongos ou vibrafones) martelos (como alguns carrilhões), as mãos (como o bongô) ou o próprio corpo do instrumento (como as claves). Um teclado pode ser utilizado para provocar o impacto dos martelos, como na celesta ou no carrilhão.




Indiretamente percutidos


Agitação - Instrumentos cuja execução depende da agitação, com as mãos ou outro meio, de todo o instrumento, como o caxixi, ganzá, maracas e chocalhos.




Indirectamente percutidos

Fricção - Instrumentos em que a produção do som depende da fricção. Esta fricção pode ser realizada com baquetas (como no reco-reco e no guiro), ou com uma rede de contas, como o xequerê e o afoxé.




Por elemento produtor de som


De acordo com a classificação Hornbostel-Sachs, os instrumentos são classificados de acordo com o elemento que vibra para produzir o som. Neste sistema, os instrumentos de percussão podem ser classificados em idiofones, membranofones e cordofones.



Idiofone - É o próprio corpo do instrumento que vibra para produzir o som, sem a necessidade de nenhuma tensão. Esta categoria compreende a maior parte dos instrumentos executados por raspagem (como o reco-reco e o guiro), por agitação (como o chocalho, caxixi e ganzá), assim como muitos instrumentos diretamente percutidos de altura definida, como os xilofones, metalofones, carrilhões e o glockenspiel. Os blocos sonoros, claves e pratos são exemplos de idiofones directamente percutidos com altura indefinida.


Membranofones - Instrumentos em que é uma membrana tensionada (pele) que vibra para produzir o som. Em geral são membranas percutidas, que compreendem todos os tipos de tambores ou então membranas que vibram por atrito, como a sarronca. Podem ser de altura indefinida (como o atabaque ou o surdo) ou definida (como os tímpanos). Nem todos os membranofones são instrumentos de percussão. Alguns vibram por simpatia a outra fonte sonora e podem não ser enquadrados nesta categoria (como a cuíca, o kazoo, a pele do banjo ou o gopichand).




Cordofones - Instrumentos em que uma corda tensionada é percutida para produzir o som. Em geral são instrumentos de altura definida, como o piano, o clavicórdio, o saltério e alguns tipos de cítaras. As cordas são percutidas com baquetas ou martelos, com ou sem o auxílio de teclados. Todos os instrumentos de cordas podem ser executados por percussão, mas geralmente só são incluídos nessa categoria aqueles em que esta seja a forma principal de execução.




Instrumentos simples e compostos


Embora a maior parte dos instrumentos de percussão seja muito simples, alguns sendo compostos apenas de pequenos pedaços de madeira (como as claves), muitos instrumentos são compostos por diversas partes ou por diversos instrumentos com alturas ou registros diferentes. Um exemplo são os xilofones, que possuem diversas teclas, cada qual afinada em uma altura. Outro exemplo são os bongôs, congas ou tom-tons, que são sempre montados em grupos com registros diferentes.


Um caso especial é a bateria, composta de diversas partes com tipos, tamanhos e funções diferentes.
A seguir, algumas das mais diversa possibilidades de utilização da linguagem musical através de recursos percussivos:





















Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Instrumento_de_percuss%C3%A3o ______________________________________